Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seção Mobilizadora
Início do conteúdo da página
Reservistas de Campinas

Seção Mobilizadora


imagem mobilizacao 2Mobilização

“Conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, desde a situação de normalidade, com o propósito de assegurar a passagem da estrutura militar de paz à de guerra, em face de uma situação de emergência decorrente da efetivação de uma Hipótese de Emprego (HE) ou na iminência de sua concretização.

Para regular a situação de Reservista

Horário de Atendimento na Seção Mobilizadora de Guarnição de Campinas:
- Segunda a Quinta Feira: das 10:00 às 11:00h / das 13:30 às 16:00h
- Sexta Feira: das 08:00 às 11:30h
Se preferir, pode entrar em contato antes através e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (19) 3743-8201 / 3743-8205
Obs: Devida as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, os horários de atendimento poderão sofrer modificações.
Endereço: Av. Soldado Passarinho, 3900, Campinas - SP (2º Batalhão Logístico)
 

A quem é Destinado

Todos os militares licenciados das fileiras das Forças Singulares (Exército, Marinha e Aeronáutica) que se encontram na Reserva.

Informações sobre deveres do Reservista (Art 202 – do RLSM)

1º Comunicar a mudança de residência, e-mail e telefone dentro de 60 (sessenta) dias.

2º Apresentar-se em caso de convocação de emergência ou de necessidade de mobilização.

3º Apresentar-se, anualmente, na Organização Militar ou Junta do Serviço Militar mais próxima da sua residência de 09 a 16 Dez na semana do reservista ,(exceto sábado, domingo e feriados) ou virtualmente através do site http://www.exarnet.eb.mil.br, no período de 01 dezembro do ano até 31 janeiro.

4º Lembrando que as quatro primeiras apresentações podem ser feitas no portal EXARNET e a quinta apresentação deverá ser feita de forma obrigatória na OM de origem ou em qualquer OM mais próxima de sua residência.

5º Comunicar a OM a que estiver vinculado o recebimento de Diploma de Curso Técnico ou Cientifico.

6º Apresentar ou entregar a Autoridade Militar competente, o documento comprobatório de situação militar, para fins de anotações ou arquivamento (Art 202 do RLSM)

7º Requerer a 2ª via do Certificado Militar, em caso de alteração, extravio ou inutilização junto a secretaria da OM onde serviu (Secretaria do Batalhão).

8º Explicar aos demais brasileiros a significação do Serviço Militar e condenar os processos de fraude.

Observação: você que prestou o serviço militar em OM da ativa, nos últimos 5 anos, compareça na semana do reservista, à junta do serviço militar mais próxima de sua residência a sua ausência acarretara uma multa.

Quem deve se apresentar no EXAR

• Oficiais R/1 transferidos para a Reserva Remunerada a partir de A-5. Deve ser observado que as apresentações anuais realizadas nas seções de inativos e pensionistas são válidas como apresentações do EXAR;
• Oficiais R/2 (ou demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente) Os que realizaram o Curso de Formação de Oficiais da Reserva em Órgãos de Formação (CPOR/NPOR) nos últimos cinco (5) anos;
• Os que realizaram o Estágio de Instrução e Preparação para Oficiais Temporários (EIPOT) nos últimos cinco (5) anos e que não tenham sido convocados.
• Os que realizaram o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) nos últimos cinco (5) anos e que não tenham sido convocados para realização do Estágio de Instrução e Serviço (EIS).
• Os Oficiais Temporários que tenham sido licenciados a partir de 1º de dezembro de A-5 e, no corrente ano, até o dia 30 de novembro.
• Os Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente, a partir de 1º de dezembro de A-5, até o dia 30 de novembro.
• Praças da Reserva Remunerada e os Reservistas de 1ª e 2ª Categorias, transferidos para a Reserva e licenciados a partir de 1º de dezembro de A-5, e no corrente ano, até o dia 30 de novembro.
• Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) que tenham sido classificados em “Situação Especial” a partir de a partir de 1º de dezembro de A-5, e no corrente ano, até o dia 30 de novembro.

Documentos Necessários para a 2ª via de Certificado de Reservista

2ª Via do Certificado de Reservista
Comprovante de GRU ou PIX pagos
Original e Cópia do Boletim de Ocorrência
Original e cópia do Comprovante de endereço (ATUALIZADO)
Original e cópia do RG, CPF OU CNH

Para Casos de Reabilitação (ex-militar excluído a bem da disciplina)

• Original e cópia de Certificado de Isenção;
• Comprovante de residência (se estiver em nome de terceiros, deve acompanhar da declaração do titular da conta);
• Original e cópia do RG e CPF (pode ser CNH);
• Atestado de antecedentes criminais;
• Declaração de boa conduta;
Obs: é recomendável ligar antes para consultar prazos de tramitação e documentos adicionais.

Fim do conteúdo da página